terça-feira, 19 de junho de 2012

Conseqüências Sociais dos Processos de Urbanização Brasileira do século XX

Baseado no artigo: Deslocamento da população brasileira para as metrópoles e o filme Pixote – A Lei dos mais fracos

O deslocamento da urbanização  população brasileira é decorrente do século XVI,porém seu avanço começou  no final do século XIX, na qual a partir daí o país  recebeu mais de um milhão de estrangeiros, com a chegada do século XX esse número foi crescendo muito rápido, para uma época em que ainda ocorria a  Revolução Industrial. Até a metade do século passado à população urbana ainda era inferior do que a rural e somente nesse período que o Brasil  tornou-se um país urbano.

A revolução na forma de se comunicar com o advento da internet, no fim do século XX

A internet surgiu na década de 60 no século XX, período da Guerra Fria, entre a União Soviética e os Estados Unidos.  Na época as duas potências precisavam encontrar uma forma de comunicar e compartilhar assuntos sigilosos, não deixando nenhuma das duas vulneráveis. Um grupo de engenheiros e programadores eletrônicos criou a ARPANET - Advanced Research Projects Agency esse grupo criou um sistema que transmitia dados e informações sigilosas a outra rede. Os pesquisadores militares daquela época iniciaram à internet, não faziam idéia de que essa invenção se transformaria em um meio de comunicação, dentre os mais importantes do século XX.

A chegada da rádio e posteriormente da tv como mídia de massa


O século XX foi um período de muitas transformações tanto para econômica como para a tecnologia do país.
A Revolução Industrial no final do século passado abriu portas para uma nova era: chamada a "Era da tecnologia". Um dos mais importantes empresários do Brasil foi Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Barão e Visconde de Mauá, ele foi um grande revolucionário na era das indústrias. 
Nesse período o mundo conheceu o rádio, um aparelho com ondas eletromagnéticas, no qual o homem pode ouvir as notícias do cotidiano, seja nacional ou internacional. Anteriormente só o jornal impresso dava esse privilégio à população.
Curiosamente no Brasil, a primeira transmissão via rádio foifeita pelo presidente “Epitácio Pessoa” que no dia 07 de setembro de 1922, noticiou a inauguração da Feira da Exposição Mundial, que foi realizada no Rio de Janeiro. 
No final de 1930, já tinha 21 emissoras em operação.  Na década seguinte, o governo criou um decreto, que autoriza a veiculação da comunicação de propaganda pela rádio.Abaixo lista dos principais acontecimentos divulgados pelas rádios: