terça-feira, 16 de outubro de 2012

Alunos de Comunicação da UMC estão organizando o 1º Festival de Talentos


Em novembro, a Universidade de Mogi das Cruzes será palco do 1º Festival de Talentos, evento organizado pelos alunos do 1º ano de Comunicação Social ( Publicidade e Jornalismo ). Um projeto inovador sob orientação do profº Hércules.

Dedicados e empenhados com este projeto inédito, todos os alunos estão colaborando, cada um fazendo a sua parte. Para isso, foram divididos 4 grupos: núcleo musical, dramaturgia, assessoria de impressa e produção.

Ao que tudo indica, este projeto promete e ao parecer será o primeiro de muitos que virão por ai, tendo como referencia para os próximos alunos de Comunicação.




A influência dos figurinos de novela de moda brasileira

Este relatório faz parte da conclusão final  do Projeto e Produto Midiático ( PPM ), apresentado ao curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade de Mogi das Cruzes, realizada pela aluna Ana Paula Bastos, junto com Agência DCAP, na qual faz parte da agencia.  


Segundo a estilista Marília Carneiro, a influencia das telenovelas na moda, surgiu nos anos 70, com a novela Os Ossos do Barão ( 1973 ), escrito pelo dramaturgo Jorge Andrade. Esta novela foi a segunda a ser transmitida em cores, sendo que a primeira foi O Bem-Amado de Régis Cardoso e Daniel Filho. Os personagens da novela usavam acessórias como bijuterias.

Começou a surgir também um mercado voltado a profissionais ligados à moda, importantes também para a ligação entre novela e moda. Estes profissionais eram responsáveis e super cuidados nas escolhas das vestimentas, no qual era valorizada a estética das plumas e do carnaval.

O surgimento da telenovela no Brasil

Este relatório faz parte da conclusão final  do Projeto e Produto Midiático ( PPM ), apresentado ao curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade de Mogi das Cruzes, realizada pela aluna Ana Paula Bastos, junto com Agência DCAP, na qual faz parte da agencia.  


O começo da “era da telenovela”, surgiu junto a chegada da emissora Rede Globo, fundado pelo jornalista Roberto Marinho – sucessora da TV Paulista – em 1964. Nesta mesma década, surgiu a primeira TV brasileira, inaugurado pelo magnata da comunicação Assis Chateaubriand, neste mesmo ano que surgiu a Globo, começou a crescer as telenovelas que, mais  tarde tornaria  o programa de entretenimento mais visto pelo brasileiro.

Durante a década de 40, o escritor cubano Félix Caignet escreveu a novela “O direito de nascer”, que passaria a ser transmitido primeiramente em rádios cubanas, mais tarde chegaria ao Brasil na  Rádio Tupi na década de 50, posteriormente na década seguinte  esta novela passa por uma adaptação para rede televisiva por Teixeira Filho e Talma de Oliveira.  Tornando-se um sucesso para aquela época, tanto a versão televisiva quanta a rádio.