Este relatório faz parte da conclusão final do Projeto e Produto Midiático ( PPM ), apresentado ao curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade de Mogi das Cruzes, realizada pela aluna Ana Paula Bastos, junto com Agência DCAP, na qual faz parte da agencia.
Segundo
a estilista Marília Carneiro, a influencia das telenovelas na moda, surgiu nos
anos 70, com a novela Os Ossos do Barão ( 1973 ), escrito pelo dramaturgo Jorge
Andrade. Esta novela foi a segunda a ser transmitida em cores, sendo que a
primeira foi O Bem-Amado de Régis Cardoso e Daniel Filho. Os personagens da
novela usavam acessórias como bijuterias.
Começou
a surgir também um mercado voltado a profissionais ligados à moda, importantes
também para a ligação entre novela e moda. Estes profissionais eram
responsáveis e super cuidados nas escolhas das vestimentas, no qual era
valorizada a estética das plumas e do carnaval.
Desde
esta época até os dias de hoje, para não ocorrer nenhum equivoco, os figurinos
dos personagens das telenovelas eram sempre baseadas na próxima estação, pois
para a moda mostrar uma roupa na televisão que já foi visto e usado pelo
público, é considerado ultrapassado.
Para que não aconteça esse erro, esses profissionais são fundamentais,
esses serão encarregados de mostrar tendência nova do mercado da moda para a
população.
Temos
dois tipos de profissionais: o estilista e o figurinista. O figurinista é aquele
que escolhe o traje do personagem, que também pode ser considerado Antenado (
Caçador de Tendência ), para que obtenha o sucesso absoluto, é necessário
trabalhar desde cedo, com alguns meses antes de estrear a novela e o local de trabalho é a rua, observando o
modo de ser vestir do público, tendo um olhar muito atento a cada detalhe, para
que possa verificar o que o público gostaria de usar. Porém, as pesquisas não
deve ser feita apenas nas ruas, os Antenados devem visitar lojas de grifes
consagradas pelo mercado ( nacionais ou internacionais ), até a mais
pobrezinha; visitas a estilistas, produtores os comércios simples consumido
pela classe média.
Montar
um figurino é tão difícil quanto efetuar uma conta, além de um trabalho árduo
de muita pesquisa. Não pode deixar de obedecer ao estilo do personagem, e não
do ator que interpreta, embora a imagem do ator seja fundamental, ou até mesmo
da roupa que a classe média precisa vestir muito menos aceitar as exigências de
uma agencia da moda para vestir um personagem com determinado figurino. O
sucesso nos figurinos nas telenovelas passa a ser mera coincidência de uma boa
audiência e do gosto do público a moda perante a cada tipo de roupa. Sem
esquecer, que quando se trata de novelas atuais, embora o figurino deva seguir
ao estilo personagem, este mesmo pode seguir a proposta da moda da atualidade,
com base nas pesquisas feitas antes das novelas começarem.
Referências Bibliografia
STEFFER,
Daniela – Artigo: A influência dos figurinos de novela de moda brasileira
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