terça-feira, 16 de outubro de 2012

A influência dos figurinos de novela de moda brasileira

Este relatório faz parte da conclusão final  do Projeto e Produto Midiático ( PPM ), apresentado ao curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade de Mogi das Cruzes, realizada pela aluna Ana Paula Bastos, junto com Agência DCAP, na qual faz parte da agencia.  


Segundo a estilista Marília Carneiro, a influencia das telenovelas na moda, surgiu nos anos 70, com a novela Os Ossos do Barão ( 1973 ), escrito pelo dramaturgo Jorge Andrade. Esta novela foi a segunda a ser transmitida em cores, sendo que a primeira foi O Bem-Amado de Régis Cardoso e Daniel Filho. Os personagens da novela usavam acessórias como bijuterias.

Começou a surgir também um mercado voltado a profissionais ligados à moda, importantes também para a ligação entre novela e moda. Estes profissionais eram responsáveis e super cuidados nas escolhas das vestimentas, no qual era valorizada a estética das plumas e do carnaval.


Desde esta época até os dias de hoje, para não ocorrer nenhum equivoco, os figurinos dos personagens das telenovelas eram sempre baseadas na próxima estação, pois para a moda mostrar uma roupa na televisão que já foi visto e usado pelo público, é considerado ultrapassado.  Para que não aconteça esse erro, esses profissionais são fundamentais, esses serão encarregados de mostrar tendência nova do mercado da moda para a população.

Temos dois tipos de profissionais: o estilista e o figurinista. O figurinista é aquele que escolhe o traje do personagem, que também pode ser considerado Antenado ( Caçador de Tendência ), para que obtenha o sucesso absoluto, é necessário trabalhar desde cedo, com alguns meses antes de estrear a novela  e o local de trabalho é a rua, observando o modo de ser vestir do público, tendo um olhar muito atento a cada detalhe, para que possa verificar o que o público gostaria de usar. Porém, as pesquisas não deve ser feita apenas nas ruas, os Antenados devem visitar lojas de grifes consagradas pelo mercado ( nacionais ou internacionais ), até a mais pobrezinha; visitas a estilistas, produtores os comércios simples consumido pela classe média.

Montar um figurino é tão difícil quanto efetuar uma conta, além de um trabalho árduo de muita pesquisa. Não pode deixar de obedecer ao estilo do personagem, e não do ator que interpreta, embora a imagem do ator seja fundamental, ou até mesmo da roupa que a classe média precisa vestir muito menos aceitar as exigências de uma agencia da moda para vestir um personagem com determinado figurino. O sucesso nos figurinos nas telenovelas passa a ser mera coincidência de uma boa audiência e do gosto do público a moda perante a cada tipo de roupa. Sem esquecer, que quando se trata de novelas atuais, embora o figurino deva seguir ao estilo personagem, este mesmo pode seguir a proposta da moda da atualidade, com base nas pesquisas feitas antes das novelas começarem.

Referências Bibliografia
STEFFER, Daniela – Artigo: A influência dos figurinos de novela de moda brasileira


Nenhum comentário: