quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

fobia social


Ultimamente estou me sentindo tão estranha perto dos meus colegas da faculdade. Tenho pesquisado algumas fobias existentes ( que são muitas ), mas apenas uma me chamou a atenção - fobia social ou sociofobia. Desde o ano passado ( 2012 ), quando iniciei os meus estudos acadêmicos tenho sentido dificuldade em me relacionar com os meus colegas de turma, tento me aproximar deles, porém esse medo acaba  tomando conta de mim e me afasto. De acordo com a pesquisa que realizei na internet, esse tipo de fobia social, trata-se de pessoas que tem medo de serem avaliadas por outras pessoas, o que fazem ela se sentir isolada desse mundo. É exatamente isso que acontece comigo, não só nessa época da vida acadêmica, como desde os tempos de escolas. Não é atoa que tenho pouquíssimos amigos, alguns já não vejam há anos e sinto dificuldade em manter a amizade por muito tempo.

Achei que esse medo passaria com o tempo, contudo continua dentro de mim. Toda vez que fico exposta a uma multidão ao meu redor, bate uma sensação de medo de falhar, cometer algum erro que possa levar a humilhação; inclusive já pensei em transferir de faculdade por causa desse medo, mas algo me diz que devo continuar a estudar nessa instituição até o fim.  Será que eles não percebem o mal que estão fazendo a mim? Me ignorando? Me deixando sozinha? Eu não sou o tipo de pessoa que vou até a outra para fazer um trabalho em grupo, porque também tenho medo que a resposta seja "não". Se eu estiver sozinha e observando a carinha de cada um, é porque eu quero me aproximar de alguém, mas não consigo; porque dentro de mim faz com que eu pense que estou sendo rejeitada por vocês.

Não sou a pessoa perfeita e nem a mulher mais bela, tenho muitos defeitos, contudo o que eu mais desejo é ter uma convivência boa com os meus colegas ( ou amigos ), que eu possa sair com eles e me divertir, ser uma jovem melhor e não ficar "presa" o dia inteiro dentro de casa, sem opção de lazer, enquanto outros estão curtindo suas vidas acompanhados de amigos e sendo feliz neste mundo. Solidão não é tão legal como muitos pensam, sentimos falta de companhias ao nosso lado, de se divertir a dois ou em grupo. Sentimos falta daquilo que nos fazem feliz.

Nenhum comentário: