segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Sobre o óbvio


O texto Sobre o Óbvio escrito pelo antropólogo Darcy Ribeiro retrata sobre as coisas óbvias e simples que acontecem no nosso dia a dia e, muitas vezes passa despercebidos, não conseguirmos enxergar a realidade ou não entendemos o porquê as coisas funcionam dessa forma em nosso país e outros de uma forma diferente.

É obviedade dizermos que todos os seres humanos são racistas, às vezes, sem perceber acabam falando algo racista mas não no sentido pejorativo pois no fundo todos nós sabemos que é racismo. Ao acaso no ambiente esportivo como em estádios de futebol, é comum presenciarmos torcidas  ofendendo as outras com palavras de baixão calão e/ou racista mesmo sabendo que não passa de uma mera gozação por parte dos torcedores e isso tem gerado polêmica até nos meios de comunicação; alguns acreditam que deveriam parar com esse tipo de provocação e aderir a moda do politicamente correto, mas a gente sabe que não é bem assim, não podemos determinar o que o outro deve ou não dizer, a solução ignorar ou aceitar que tudo não passa de uma brincadeira, e tudo passa.


Outra obviedade que entendi no texto é o fato do povo brasileiro achar que o Brasil é um país inferior em relação a outros e um dos piores para se morar, decerto o país é atrasado e isso vem desde os tempos que Dom Pedro I teatralmente declarou a independência do país e a partir dai as dividas e a desorganização politica começaram a aparecer. Acredito que muitos não tem a dimensão do que é um país atrasado ou um país onde a população vivem em estado deplorável.

É óbvio do obvio que nós estamos cansado de ouvir que nunca devemos generalizar o outro ou o comportamento de determinado povo com culturas diferentes da nossa, se não temos a dimensão do conhecimento do porquê que cada povo vive de uma forma completamente distinta do outro.

O Brasil mesmo com o seu famoso "jeitinho" sempre soube como enriquecer mais ainda seus negócios e suas riquezas, gerando dessa forma sua econimia, isso também pode ser visto no ambiente atual mesmo com todos os escândalos políticos.   No meu ponto de vista o Brasil é um país modelo de democracia e até jurídica mesmo com toda a corrupção e os problemas envolvidos. Existe sim patriotismo, mesmo que esteja ocultado e só apareça em eventos mundias como a Copa do Mundo. O Brasil é um país do povão e é o povão que faz o país; o Estado é o reflexo daqueles que os elegem para exercer um dos maiores cargos políticos.

Eu diria que o óbvio do Brasil é ser um país onde seu povo é ambicioso mas às vezes se deixa levar pela ganância e o abuso do poder; digamos que também é um povo bipolar, falam quem é uma merda e querem sair do país mas no fundo todos batem no peito e gritam "Eu sou brasileiro com muito orgulho". Sarcasmo é um dos lemas do brasileiros pra não levar à sério as suas merdas e as noticias do cotidiano. 

Nenhum comentário: