quarta-feira, 11 de abril de 2012

TED: Ideas Worth Spreading


Steven Johnson. 
De onde vêm as boas idéias.

 Já parou  para pensar de onde vem as grandes e boas ideias?  Há quem diga que as ideias acontecem simplesmente num estalo de dedo. Por exemplo: hoje eu acordei e tive uma grande ideia para divulgar um produto,mas não basta ter a ideia em mente,é necessário conhecer o produto para qual você está trabalhando. Pesquisar quais são os objetivos para conquistar o público-alvo,o que o público gosta daquele produto e o que não gosta,a classe social que mais compra e adquire o produto,são etapas fundamentais para chegar no final e  obter um bom resultado,uma satisfação por parte do público que esperava por aquele produto.


Vou citar um exemplo de ideias que evolucionaram o mundo: os aparelhos celulares. Antes da chegada do celular na vida cotidiana do homem,alguém lá trás,no seculo 19 inventou o telefone que,posteriormente surgiu como ideia para a criação do celular. Neste século,o cientista Alexander Graham Bell,cuja a mãe era surda desde a adolescencia e o pai era especialista em problemas auditivos. Sua familia era conhecida por trabalhar também com a correção da fala,por está envolvido com a audição e a fala,foi em 1871,já lencionando Fisiologia Vocal na Universidade de Boston que começou a  pesquisar e elaborar como usar a eletricidade na transmissão de sons,cuja a ideia começou a surgir desde quando tinha 18 anos,muita gente pode pensar que ele foi o inventor do telefone,o que não é certo,ele pode ter revolucionado mais um pouco sobre esse aparelho. Mas a história e o surgimento surgiu com o italiano Antonio Mecci,em 1860,batizou o invento de "telégrafo falante". Mecci criou o telefone para comunicar-se com a esposa que era doente e não podia sair da cama. No dia 11 de junho de 2002 foi comprovado e reconhecido pelo Congresso dos Estados Unidos que o inventor do telefone foi Mecci,e não Graham Bell,como muitos aprenderam durante o periodo escolar. Por mais de um século Graham Bell,levou todos os créditos,não que seja desmerecido,suas ideias e elaborações teve importancia,mas o grande passo foi atraves do engenheiro italiano Antonio Mecci.

Já no século XX,outros grandes engenheiros começaram a pensar de uma maneira que a comunicação,o telefone fosse mais eficiente e fácil,pudesse sair de casa e levar para qualquer lugar. Começou em 1973,quando foi feita a primeira chamada de telefone móvel ( celular ) para telefone fixo,e comprovaram esse aparelho móvel funciona perfeitamente bem e que a ideia sobre telefone móvel sugerida em 1947,foi desenvolvida e elaborada com sucesso. Os primeios aparelhos a surgir foi o da Motorola,cujo o nome do aparelho era DynaTAC ,chegava a pesar 1kg e a medir 30 cm. Naquela época esse aparelho era apenas para a classe alta que tinha dinheiro para comprar. Na década de 90,o tamanho dos celulares começou a diminuir e foi ficando mais acessivel para o público,mas somente no século XXI é que a evolução começou a surgir. As empresas começaram a planejar e elaborar uma maneira de deixar o celular mais colorido,a comunicação melhor do que os primeiros,tudo para facilitar a nossa vida. Hoje os aparelhos de celulares já saem de fábrica com camera fotografica,gravador de som,acesso à internet,despertador,MP3 nao qual podemos ouvir nossas musicas,mensagens instantaneas,é hoje,o celular não é feito apenas para falar quando estamos fora de casa,serve para tudo isso mencionado e,mais um pouco.

Para chegar a essa tecnologia de ponta,os grandes responsáveis foram Antonio Mecci e Alexander Graham Bell. É assim que surgem as grandes ideias;pesquisando,elaborando e planejando ideias.

Charlie Todd
A experiência compartilhada do absurdo

Já o video de Charlie Tood o que pode-se entender de seu projeto Improv Everywhere ( Melhore em toda a parte ),ele buscou uma maneira de chamar a atenção do público,de um jeito que fosse inusitado e engraçado. Como vimos primeiro  um grupo de pessoas que entraram em um metrô  sem as calças,com roupa íntima. Isso despertou a atenção das pessoas que estavam ao redor desse grupo. No segundo exemplo mostrado no video,mostrou centenas de pessoas em uma loja,na qual cada uma ficaram em frente a uma janela exposta para à rua,alguns dançando e outras apontando para quem estava dançando. 

Para Charlie os nossos melhores projetos e ideias que acontecem em um determinado lugar e por uma razão.  As ideias podem surgir a qualque momento e num estalo de dedo,mas é preciso pesquisar e não deixá-las guardadas apenas na nossa mente,antes que alguém a tenha em mente e resolve colocar em ação antes de nós.

Texto escrito por Ana Paula Bastos
Baseado nos videos de Steve Johnson e Charlie Todd


Nenhum comentário: