terça-feira, 19 de junho de 2012

A chegada da rádio e posteriormente da tv como mídia de massa


O século XX foi um período de muitas transformações tanto para econômica como para a tecnologia do país.
A Revolução Industrial no final do século passado abriu portas para uma nova era: chamada a "Era da tecnologia". Um dos mais importantes empresários do Brasil foi Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Barão e Visconde de Mauá, ele foi um grande revolucionário na era das indústrias. 
Nesse período o mundo conheceu o rádio, um aparelho com ondas eletromagnéticas, no qual o homem pode ouvir as notícias do cotidiano, seja nacional ou internacional. Anteriormente só o jornal impresso dava esse privilégio à população.
Curiosamente no Brasil, a primeira transmissão via rádio foifeita pelo presidente “Epitácio Pessoa” que no dia 07 de setembro de 1922, noticiou a inauguração da Feira da Exposição Mundial, que foi realizada no Rio de Janeiro. 
No final de 1930, já tinha 21 emissoras em operação.  Na década seguinte, o governo criou um decreto, que autoriza a veiculação da comunicação de propaganda pela rádio.Abaixo lista dos principais acontecimentos divulgados pelas rádios:


§  1938: Primeira transmissão internacional, feita pelo speaker Gagliano Neto, transmitiu a Copa do Mundo diretamente em Estrasburgo, na França;
§  1939: “A Hora do Brasil” anuncia um discurso de Hitler que, desejava levantar o povo alemão para os sonhos de conquistar o mundo;
§  1941: Surgi o "Repórter Esso" e lança a novela "Em busca da Felicidade",patrocinado pela marca Colgate;
§  1942: Inicio da fase dourada do rádio, principalmente a Rádio Nacional que já ocupava todo o território nacional;
§  1951: Inaugurou o "Radio Relógio Federal",que dava a hora certa minuto a minuto;
§  1956 - Surgi o "Transistor" inovação que iria transformar na grande arma de sobrevivência do rádio.

Nessa época ficou evidente o crescimento e o poder de comunicação nas rádios, o quanto esse veiculo de comunicação contribuiu para o crescimentoda propaganda brasileira, no qual o objetivo era mexer com a imaginação do público e motivá-los a consumir/comprar determinado produto.
Com o surgimento da televisão apareceu um "buraco negro" no rádio.  A TV usufruiu de todo talento do rádio: artistas, produtores, técnicos e diretores, esse pessoal foi atraído pelos altos salários, já que trabalha com a imagem.
A população estava tão encantada com a "rádio imagem" - a TV - que até os donos de emissoras de rádio ficaram fascinados, deixando um pouco de lado velhos rádios, não se preocupando em dar a emissora de rádio uma nova estrutura, novos formatos, novo equipamento e equipe. Mas, à medida que foi passando o tempo o rádio foi encontrando seu caminho e inovando. Hoje, a rádio não só disputa espaço com a televisão, como também está ao lado da internet, uma mídia que chegou a um mundo em tão pouco, mas já é considerado um poder de comunicação muito forte.

Abaixo alguns acontecimentos que mexeram que esse meio de comunicação:

1965 - a Rádio Panamerica lança o programa "Jovem Guarda",mais tarde mudou o nome para Jovem Pan
 1966 - Funcionava mais de mil emissoras de rádio,com aproximadamente 12 milhões de receptores;
 1967 - Primeira vez que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro perde a posição de 1º lugar de audiência, que passou a ser da Rede Globo, continuando com essa posição até os dias de hoje;
  1962 - Ocorria um empate técnico entre radio e TV na distribuição de verbas publicitárias no Brasil. Sendo assim,o rádio caiu 23,6% para 8%,enquanto a TV subiu de 24,7% para 56,7%,entre os anos de 1962 a 1978,consolidando a TV no panorama da publicidade brasileira.
 1973 - A rádio Difusona FM de São Paulo,torna-se a 1ª rádio sonora,com uma nova opção de música e melhor sonoridade.


Referencia Bibliográfica:
Livro: História da Propaganda do Brasil
Autor: Branco,Renato Castelo e Leite,Manuel L
Volume 21 - Editora: T.A Queiroz,Editor, Ltda.
São Paulo,1990


  Trabalho feito para as disciplinas de:
Teoria da Comunicação e
Economia e Politica - 
Universidade de Mogi das Cruzes.
Bastos, Ana Paula

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