terça-feira, 19 de junho de 2012

A revolução na forma de se comunicar com o advento da internet, no fim do século XX

A internet surgiu na década de 60 no século XX, período da Guerra Fria, entre a União Soviética e os Estados Unidos.  Na época as duas potências precisavam encontrar uma forma de comunicar e compartilhar assuntos sigilosos, não deixando nenhuma das duas vulneráveis. Um grupo de engenheiros e programadores eletrônicos criou a ARPANET - Advanced Research Projects Agency esse grupo criou um sistema que transmitia dados e informações sigilosas a outra rede. Os pesquisadores militares daquela época iniciaram à internet, não faziam idéia de que essa invenção se transformaria em um meio de comunicação, dentre os mais importantes do século XX.
No Brasil, a internet chegou mostrando que veio para ficar na década de 90, iniciando no ano de 1995. Com essa disponibilidade mais acessível à população, principalmente a classe média e alta na época, fez com que a internet fosse administrada pelo governo federal. No ano, seguinte em 1996, o número de usuários na internet aumentou de uma maneira espantosa, foram quase 1.000%, passando de 170 mil para 1,3 milhões. Mesmo com esse avanço, a internet ainda era um meio de comunicação limitada na década de 90, nem todos os brasileiros tinham acesso a esse meio de comunicação.
A internet foi feita cuja comunicação fosse menos invasiva que o telefone e menos formal que a carta, ou seja, são meio de comunicação interpessoal.
Saindo do século XX e entrando o século XXI, cada ano aumentava os usuários e a partir desse século, esse veículo foi invadindo a residência da população e tornando-se uma rede indispensável, na qual pode ser muito útil para fazer pesquisar para escola, faculdade e trabalho. Além de ser um meio social com outras pessoas, que vivem em outros países.
Falar de internet é falar de um mundo, no qual podemos navegar sem sair de casa. Através do Google (empresa que hospeda e desenvolve serviços e produtos voltados a internet e sendo considerada uma das melhores empresas, localizada nos Estados Unidos), basta escrever uma palavra na caixa de busca, para encontrar mais de mil respostas sobre o assunto desejado.
Não podemos deixar de citar no texto as redes sociais, sites na qual criamos um perfil e fazemos amizades, além de encontrar pessoas que você não via há anos. As empresas hoje estão criando páginas nessas redes sociais, como forma de divulgação e estão se adaptando a essa nova ferramenta de se comunicar e divulgar.
Uma das pioneiras redes sociais e mensagens instantâneas foi o ICQ que é a abreviatura da palavra inglesa “I Seek You*, significa “Eu procuro Você”, fundada em 1996. Com a chegada de novas redes sociais como: Fotolog, My Space, Orkut, Facebook, Youtube, Twitter e etc, as primeiras redes sociais vão perdendo espaço para as mais novas, mesmo assim ainda continua sendo usada por um grupo de usuários que já se acostumaram e não largam determinada rede social, mesmo com o lançamento de novas ferramentas na internet.
Abaixo listagem de redes sociais lançadas dentre os anos de 1995 a 2011, algumas não tão conhecidas pela população.

§  1995 - Classmates.com e Craigslis;
§  1997 - Six Degrees.com, Asian Avenue;
§  1998 - Care2 e Xanga;
§  1999 - Live Journal e  Black Planet;
§  2000 - Mi Gente Mixi
§  2001 - Cyworld, Ryze, StumbleUpon e Meetup.com;
§  2002 -  Friendster, Fotolog, Plaxo e MyLife;
§  2003 - Skyblog, Couchsurfing, MySpace, Last.FM, Hi5, LinkedIn, Open;
§  2004 - Flickr, Piczo, Mixi, Facebook, Dodgeball, Orkut, Dogster, Multiply, ASmallWorld, Catster, Hyves, Yelp, Vimeo, Taringa e Basecamp;
§  2005 -  Youtube, Xanga, Yahoo! 360, Cyworld (China), Ning, Bebo, Gather.com, Loopt e Renren (China);
§  2006 - MyChurch, QQ, Windows Live Spaces, Twitter, Cafe Mom Nasza, Klasa (Polônia), Odnoklassniki (Rússia), Vkontakte (Rússia);
§  2007 - Tumblr e Raverly;
§  2008 -  Kaixin001 (China), Yammer e Plurk;
§  2009 - Foursquare e Gowalla;
§  2010 - Google Buzz;
§  2011 - Google Plus e Peeper.


Referencia Bibliográfica:

Livro: História da Propaganda do Brasil

Autor: Branco,Renato Castelo e Leite,Manuel L
Volume 21 - Editora: T.A Queiroz,Editor, Ltda.
São Paulo,1990

Trabalho feito para as disciplinas de:
Teoria da Comunicação e
Economia e Politica - 
Universidade de Mogi das Cruzes.
Bastos, Ana Paula

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