O ínicio da comunicação, mídia e cultura

 Resumo do texto: Comunicação, Mídia e Cultura escrito por Norval Baitello Junior.

A comunicação existe desde o surgimento de vida na terra seja ela humana ou animal. Podemos dizer que ela começa a partir do vinculo maternal entre mãe e bebê, quando este ser ainda está dentro do ventre da mãe. É a progenitora que é encarregada de alimentá-lo, de comunicar-se através do som da fala, do toque, para que ocorra um ligamento desde o começo entre mãe e filho, esta comunicação é primordial para  o inicio do relacionamento maternal.  Depois de nove meses que o bebê se desenvolveu dentro do ventre da mãe e a mesma o ajudou a respirar e a alimentar-se, chega a hora em que finalmente conhecerá o mundo lá fora e a partir desse momento, o bebê estará nessa luta de sobrevivência sozinho. Você já deve ter ouvido falar ou ter visto que após o nascimento, se colocarmos o bebê aos prantos nos braços da mãe, logo em seguida o choro é amenizado. Isso é possível porque o bebê consegue identificar a mãe através do som da fala, então é neste momento de vida, de acordo com Harry Pross que se inicia a "mídia primária".


Depois de passarmos pela mídia primária, chegamos a "mídia secundária" surgiu quando o homem descobriu o poder das palavras - das escritas. Descobriu que esta ferramenta pode ser tão útil e ao mesmo tempo poderosa, podendo registrar fatos históricos para que guardassem e as próximas gerações pudessem conhecer seus antepassados. E não é somente a escrita e a fala que entra na lista desse poder de comunicação. Não podemos nos esquecer os famosos desenhos nas cavernas feitos pelos "Homo Sapiens" que se comunicava com o seu grupo através dos desenhos. Esta é a "mídia secundária" - a escrita e os desenhos - dão inicio a era da virtualidade.

Já a "mídia terciária" surgiu através da eletricidade, por volta do século 19, Alexander Graham Bell inventou o telefone, um aparelho capaz de emitir sons da fala para uma outra pessoa, seja o local onde ela esteja, se está longe ou perto. Contudo, somente no século XX, a população começou a utilizar essa mídia para se comunicar mais rápido do que as famosas cartas ( escrita ). Com o passar do tempo foram surgindo o rádio - aparelho que transmiti informações através  dos sons  e sinais eletromagnéticas, posteriormente o mundo revolucionou com a chegada da televisão - aparelho transmissor de sons e imagens - esse tornaria um dos maiores e  mais poderosos veículos de comunicação e continua sendo até os dias de hoje.

Até o século passado ( séc. XX ) ainda circulava diferentes meios de mídias, na qual a ultima geração nascidos na década de 80 irá se lembrar desses pequenos objetos que fizeram história. Estamos falando disco de vinil e a fita K7 que serviam para arquivar músicas de artistas e serem vendidos ou até mesmo para gravar alguma informação extraída do rádio. Temos também os famosos VHS ( vídeos cassetes ) que arquivavam filmes, séries e nesta época - década de 80 e 90 - começou a moda de gravar vídeos caseiros através das câmeras para guardá-los como recordação.Por ultimo, temos os disquetes  ( suporte magnético que guardavam arquivos digitais - computador ). Hoje com a chegada e evolução da internet esses objetivos foram deixados de lado com a chegada de novos equipamentos melhores do que os anteriores, passaram a ser apenas recordações de quem viveu essa época.  

As novas gerações vão tomando conhecimento daquilo que é novo e passa a consumir essas novas ferramentas, deixando os objetivos do passado obsoleto, O mercado está em constantes mudanças junto com o tempo. 


Ana Paula Bastos



Postar um comentário

Postagens mais visitadas