sexta-feira, 7 de março de 2014

Resenha #7: A garota que você deixou para trás


"Você é a minha estrela-guia nesse mundo de loucura"

O livro A garota que você deixou para trás/The girl you left behind é escrito pela britânica Jojo Moyes. Este é o primeiro livro que estou lendo da autora, comprei assim que foi lançado no final de janeiro de 2014. Jojo também é autora do livro "A última carta de amor" e "Como eu era ante de você", esse último, a capa do livro é muito semelhante a esse que eu estou escrevendo a resenha, mas enfim, isso é irrelevante, e modéstia parte achei a capa bonita e simples.

O livro é dividido em duas partes: na primeira é narrado na voz da própria Sophie Bessette, contando toda a sua trajetória, desde o dia que conheceu seu marido, o pintor Édouard Lefévre até a chegada da Primeira Guerra e o encontro com os inimigos alemães, na qual foi forçada a trabalhar como cozinheira e fazer as refeições deles, em troca de comida farta e de boa qualidade para a sua família; esse último mantido em sigilo absoluto, caso a população francesa soubesse disso, seriam linchados, considerados traidores da pátria.

A história do sofrimento e angústia de Sophie se passa na Primeira Guerra Mundial (1916-1918), no qual os alemães estavam em conflitos com os franceses e haviam tomado posse da pequena cidade St. Péronne. Sophie morava com sua irmã Hélène, seus sobrinhos Mimi e Jean e o irmão caçula Aurélien. Sophie era uma mulher bondosa, procurava sempre ajudar os demais e enxergava o lado humano até nos inimigos. Um deles, humilhou em público a francesa Liliane Béthune; inclusive foi traída por aqueles que diziam serem seus amigos e agora zombavam de sua humilhação e a julgavam, no qual a sua filha de sete anos, a pequena Édith, presenciou toda a humilhação e o sofrimento da mãe na rua. Sophie despertava simpatia do líder alemão Kommandant e isso dava um certo privilégio a ela que conseguiu retirar Èdith dos braços do soldado alemão e a levou para sua casa, passando a cuidá-la, enquanto sua mãe se mantinha refém dos alemães. Sophie passou a se desesperar quando por intermédio do prefeito, que seu marido foi levado a um campo de prisioneiros, um dos piores por sinal, as possíveis imagens humilhante e maus-tratos que seu marido poderia está passando, não saia de sua mente. O desespero era tão grande, que ela chegou a pedir ajuda ao seu inimigo, aqueles que ela alimentava todos os dias.

Já na segunda parte do livro, a narração conta a história de Liv Halston, uma mulher de 30 anos,que tem uma história parecida com Sophie,também foi deixada para trás por seu marido. Após 100 anos da história da "Garota",em 2006, na cidade de Londres, Liv perde o marido e arquiteto conceituado David Halston, no qual a unica coisa que lhe deixou como herança é a famosa Casa de Vidro e o quadro A garota que você deixou para trás,o destino irá unir os descendentes de Sophie que estão numa batalha judicial para recuperar o quadro. Antes dessa ação acontecer, Liv conhece e se apaixona por Paul McCafferty, mas o destino lhe prega uma peça,então ela se vê dividida e com raiva ao mesmo tempo desse segundo amor que surgiu à vista.

Duas mulheres solitárias que sofriam com a ausência do marido, mas viu, no meio dessa guerra, a coragem e a força de vontade em correr atrás dos seus objetivos, mesmo que para isso, tenha que arriscar a própria vida e todo o seu bem material, até porque depois do feito, não pode ser desfeito. Mistérios,drama envolvendo "A garota" e romance é o que aguarda o leitor que irá ler o livro. Afinal, quem deverá ficar com o quadro?

Nota: 4 (Muito Bom)
Autora: Jojo Moyes
Primeira publicação: 2014
Editora no Brasil: Intrínseca

Nenhum comentário: