sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Book #08: Orange is the new black


Piper Kerman é uma garota com seus vinte e poucos anos, recém-formada em uma prestigiada faculdade dos EUA, uma garota como outra qualquer que você irá se identificar. Após a graduação na faculdade, sentia uma necessidade de experimentar novos rumos e conhecer pessoas diferentes que fizesse da sua vida mais prazerosa. Despertou um interesse em se relacionar com uma mulher mais velha, seu jeito engraçado e egoísta chamou a sua atenção e juntas tiverem um breve romance e desse relacionamento levou a se envolver indiretamente com tráficos de drogas e viajar pelo mundo.


Kerman sabia onde estava se metendo e chegou uma hora que deu um basta em tudo isso e se afastou de Nora - a mulher que havia conquistado o seu coração. Em seguida, conheceu Larry com quem conviveu por sete anos até surpreendentemente ser abordada em sua residência pela polícia pelo envolvimento com tráfico internacional de drogas. Por essa ela não esperava. Preste a casar a sua vida ali desmoronou e teve que adiar todos os seus planos pra cumprir a sentença criminal do seu pequeno delito.

O medo de ir para uma prisão federal a deixou apavorada, não sabia o que a esperava, como se comportar e o comportamento das detentas que já viviam na prisão de Danbury. Porém, no livro, Kerman sempre relatou suas companheiros de celas como mulheres sensíveis, amorosas e companheiras uma com as outras, estavam sempre pronta para ajudar e dar conselhos a quem precisava.

O jeito prestativa, calma e sua inteligência chamou atenção das demais detentas, conquistando a sua confiança e fazendo amizade com muita facilidade, sempre muito querida por todos. O maior desafio que enfrentou dentro da prisão foi controlar a mente pra não enlouquecer dentro de um mundo insano e esquecido que é o presidiário.

Quando se aproximava da sua saída da prisão, e finalmente poderia ter a sua vida normal de volta, eis que em seu caminho surge a mulher que a colocou nessa situação. A princípio, Piper espumava de raiva e desejava voar em cima de Nora, mas com o tempo percebeu que ambas estavam no mesmo barco e nenhuma e nem outras eram piores ou melhores, cometeram o mesmo erro juntas o que acabou levando a perdoa-la, afinal ela estava preste a ser solta e não valia a pena se envolver em confusão e correr o risco de aumentar a pena criminal. 

O livro inspirou o canal Netflix a produzir uma série baseada nas histórias verídicas de Kerman, na qual leva o mesmo nome, mas é bom ressaltar que é completamente diferente, começando pela Nora - na série o personagem Alex Vause é interpretado pela atriz Laura Prepon - que quase nunca é mencionado no livro, ela passa a mencionar com frequência no penultimo capitulo. 


Nenhum comentário: